O que é pricing
Pricing é uma estratégia para determinar o preço de um produto ou serviço, buscando o equilíbrio entre cobrar muito e cobrar valores muito baixos.
Muitos acreditam que esse método nasceu como uma evolução do processo de markup, que baseia seu preço contando apenas as despesas.
Esse processo envolve muita pesquisa e análise, mesmo nos casos em que o produto é totalmente inovador e não dispõe de muitos parâmetros de comparação.
Exemplos de pricing
1 – Preços Premium
Essa estratégia é usada em produtos e serviços exclusivos e de luxo, como o caso da Porsche e Ferrari.
2 – Preços para penetrar no mercado
O foco dessa estratégia é atrair o consumidor e isso é feito com preços mais baixos do que os da concorrência com o objetivo de ganhar market share e fidelizar o consumidor.
3 – Preços baixos
Aplicada por muitos varejistas, essa estratégia tem preços mais baixos, mas os produtos possuem qualidade inferior.
4 – Preços psicológicos
Essa estratégia é muito aplicada no marketing, utilizada principalmente no incentivo de consumo a partir de estímulos emocionais do cliente. Como exemplo, é o que ocorre quando um produto de R$ 100,00 é oferecido a R$ 99,90.
5 – Preço por pacote
Essa estratégia é focada em quantidade, vendendo pacotes por preços menores.
Qual a importância do pricing na sua operação
Agora que você já sabe o que é e como pode utilizar o método pricing, vamos entender qual é a sua importância e os benefícios de usar.
As principais vantagens oferecidas por quem adota essa prática:
- Melhorar a precisão ao avaliar o mercado e o seu público-alvo;
- Melhora o posicionamento da marca;
- Aumenta a conversão;
- Aumento do lucro;
- Melhora na experiência de compra do cliente;
Conclusão
Uma estratégia de pricing bem feita pode alavancar o negócio de varejo, isso porque com a alta concorrência e a diversidade de clientes, é preciso ter um método que converse com todos os públicos da sua marca.