Como desenvolvemos inteligência em pricing

Como desenvolvemos inteligência em pricing

Desde 2009, o negócio da Pesquise Já é um só: construir inteligência para o sucesso do seu negócio. Diariamente, nossas equipes, ferramentas e tecnologias capturam e desenvolvem milhões de dados atualizados, precisos e completos sobre os movimentos de mercado dos seus concorrentes diretos, e do varejo como um todo.

Nossas diferentes frentes de atuação permitem afirmar que somos, há mais de uma década, a principal plataforma de inteligência em pricing do Brasil. Mas como produzimos tanta informação, com tamanha rapidez e proatividade? É sobre isso que iremos falar nesse primeiro artigo, que inaugura o Blog da Pesquise Já. Vamos lá?

Respondendo à pergunta de milhões

Qual o preço ideal para o seu produto? Posicionar um produto específico, em uma praça específica, vai muito além do cálculo baseado em custos + despesas + impostos + margem. E foi para responder a essa pergunta de milhões de reais, que criamos a Pesquise Já.

O preço de um produto precisa ser definido a partir da análise de uma série de variáveis, que serão, sim, também baseadas na composição de custos e carga tributária, levando em conta ainda a margem de contribuição pretendida, como forma de garantir que o seu negócio será capaz de sobreviver no mercado, e escalar. Mas há outras variáveis que precisam ser respondidas, e uma delas é o posicionamento de mercado.

Um produto caro pode se tornar um sucesso de vendas, tanto quanto um produto barato pode, sim, alcançar um volume que faça compensar uma margem de lucro percentualmente menor. A ciência por detrás do comportamento de consumidores, e do mercado em geral, possui hoje meios para explicar por que é que o preço, pura e simplesmente, não é o suficiente para garantir que as projeções futuras para o seu negócio sejam cumpridas.

Aqui, mais do que nunca, precisamos saber qual é a cor da grama do vizinho!

A importância do preço

Foi Philip Kotler que primeiro definiu o preço como um dos 4 “P”s do Marketing. São eles:

  • Produto
  • Preço
  • Promoção
  • Praça

Classicamente, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para a definição de preço. Em comum, todas elas partirão do mercado que se pretende atingir, do perfil do consumidor ou público-alvo e do ambiente de negócios, além de aspectos culturais, concorrência, dentre outros fatores. Um aspecto importante, e que muitas vezes pode ser negligenciado, é o da psicologia do preço.

A percepção de valor que temos sobre um determinado produto, é constantemente impactada pelo que há na altura dos olhos. Isso porque, naturalmente, temos a tendência de analisar tudo de forma comparativa.

Muitas vezes, a forma mais fácil de se vender um produto, é colocá-lo em posição de comparação com um produto com características semelhantes, porém mais caro. É por esse motivo que naturalmente existem produtos-âncora, que possuem a função de aumentar a atratividade de uma marca ou produto específico, dando ao consumidor uma base comparativa em termos de custo x benefício ou percepção de valor.

Uma questão relativa

Para posicionar perfeitamente o seu produto, portanto, você precisa olhar para dentro e para fora da sua organização. É preciso acompanhar como a sua concorrência tem posicionado seus produtos. De outra forma, corremos sempre o risco de apresentar ou um preço muito baixo, que pode prejudicar a percepção de valor e a sua lucratividade, ou um preço mais alto, que pode lhe custar vendas importantes.

Na Pesquise Já, tudo começa através do monitoramento constante de todo o mercado. Nossa tecnologia exclusiva atua com robôs que são especificamente criados para realizar varreduras constantes em milhões de sites, de forma a montar um panorama completo de preços que contemplarão produtos similares aos seus, seus concorrentes diretos e indiretos, sua praça de atuação e o canal de distribuição.

Em paralelo e a partir desses dados, nossos profissionais possuem ferramentas que garantem acompanhamento em tempo real das principais variações de mercado, garantindo um acompanhamento preciso e ágil da precificação que é praticada no momento, para o seu produto específico – tudo feito através de muita tecnologia, garantindo acesso sempre a dados precisos e atualizados, através de painéis de business intelligence, nos parâmetros que você precisa monitorar.

Assim, garantimos uma visão holística do seu mercado de atuação, que permite ter a base de comparação ideal, na medida para que você precifique o seu produto com muita assertividade.

Quer saber mais? Continue acompanhando o Blog da Pesquise Já, e fique por dentro de tudo o que acontece na especialista definitiva em inteligência de mercado no Brasil. E seja muito bem-vindo à Pesquise Já!

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